terça-feira, 10 de maio de 2011

Prognósticos Brasileirão 2011 - Parte I

 Analisaremos os times que farão parte da Série A do Brasileirão 2011, e suas perspectivas.
 1 - América - MG - O coelho abocanhou a última vaga de acesso à série A, na série B do ano passado, desde 2000 não compunha a elite do futebol nacional. Dentre os títulos: foi campeão da 1ª Copa Sul-Minas 2000, Campeão Brasileiro Série B em 1997 e Campeão Brasileiro Série C em 2009. Fez boa campanha no campeonato mineiro de 2011, ficando atrás apenas de Atlético e Cruzeiro na fase de grupos, na semifinal foi eliminado pelo Galo. Conta com o veterano artilheiro Fábio Júnior, 32 anos, autor de 13 gols no campeonato mineiro. Briga para não cair este ano.
 2 - Atlético - GO - O dragão escapou por um triz do rebaixamento no ano passado, ficando em 16º lugar. É bicampeão Brasileiro da Série C 1990 e 2008. Faz excelente campanha no campeonato goiano, liderando a fase de grupos e disputará a final do campeonato neste domingo contra o Goiás. Na copa do Brasil deste ano, foi eliminado pelo Coritiba na 2ª fase. Conta com os experientes atacantes Josiel e Felipe. Briga para não cair este ano.
 3 - Atlético - MG - O Galo não foi bem no Brasileirão 2010, ficou em 13º lugar, garantindo vaga na Sulamericana. Bicampeão da Copa Conmebol 1992 e 1997 e 1º Campeão Brasileiro em 1971. Foi eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio Prudente na 2ª fase da competição. No campeonato mineiro, disputa a final no domingo, contra o Cruzeiro, tendo acabado a fase de grupos atrás do rival. Conta com o goleiro Fábio Costa, o zagueiro Réver, o lateral Leandro, os meias Daniel Carvalho e Richarlyson e o atacante Magno Alves. Deve ficar na Sulamericana.
 4 - Atlético - PR - O furacão fez um bom campeonato Brasileiro em 2010, ficando em 5º lugar e por muito pouco não obteve uma vaga para a Taça Libertadores. Foi campeão Brasileiro em 2001. Busca na quinta-feira uma vaga na semi-final da Copa do Brasil contra o Vasco. Ficou em 2º lugar no campeonato paranaense, conquistado pelo Coritiba ainda na fase de grupos. Conta com o zagueiro Manoel, os meias Guerón, Madson, Cleberson e Paulo Baier, e o atacante Nieto. Deve ficar na Sulamericana.
 5 - Avaí - O Leão da Ilha escapou por pouco do rebaixamento no ano passado com a 15ª colocação no campeonato nacional. Campeão Brasileiro da Série C em 1998. Decide vaga na semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo, na quinta-feira. No Catarinense não foi bem, ficou de fora das finais na 1ª fase e chegou à final da 2ª fase, abocanhada pela Chapecoense. Conta com o meia Marquinhos. Briga para não cair.
 6 - Bahia - O Tricolor da Boa Terra conquistou o passaporte para a Série A no ano passado, com a 3ª colocação na Série B. Desde 2003, o clube baiano não está não frequenta a elite nacional. Foi Campeão Brasileiro em 1988. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Atlético-PR nas oitavas de final, com um sonoro 5x0. Foi eliminado pelo tradicional arquirrival Vitória na semifinal do campeonato baiano. Conta com o meia Lulinha e o centroavante Souza. Briga para não cair.
 7 - Botafogo - O time da Estrela Solitária foi bem no Brasileirão 2010, na 6ª colocação, por muito pouco não entrou no seleto G4. Campeão da Copa Conmebol 1993 e Campeão Brasileiro 1995. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Avaí nas oitavas. Não foi bem também no campeonato carioca, caindo na semifinal da Taça Guanabara e não participando das finais da Taça Rio. Destaque para o centroavante uruguaio Loco Abreu. Deve ficar na Sulamericana.
 8 - Ceará - O Vozão não foi bem no Brasileiro do ano passado, mas garantiu vaga na Sulamericana com a 12ª Posição. Não possui títulos nacionais. Sagrou-se Campeão Cearense em 2011. E busca amanhã vaga na semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Destaque para o meia Geraldo e os atacantes Junior e o veterano Iarley de 37 anos. Briga para não cair.
 9 - Corinthians - O Timão deixou escapar o título nacional por pouco no ano passado, ficando em 3º lugar e garantindo vaga na pré-libertadores. Conquistou um mundial experimental da Fifa em 2000, tetracampeão brasileiro 1990, 1998, 1999 e 2005 e tricampeão da Copa do Brasil 1995, 2002 e 2009. No início do ano, foi eliminado na pré-libertadores para o Tolima da Colômbia e enfrentou uma crise. Decide no domingo contra o Santos o título paulista. Destaque para os atacantes Jorge Henrique e Liédson. Briga pela Libertadores.
 10 - Coritiba - O Coxa retornou a elite nacional com a conquista da Série B do ano passado. O time havia sido rebaixado em 2009. Foi campeão Brasileiro em 1985. Com 24 vitórias consecutivas na temporada, é a grande sensação do futebol nacional. Conquistou antecipadamente o campeonato paranaense e está quase garantido na semifinal da Copa do Brasil, após aplicar 6x0 no Palmeiras. Destaque para o volante Léo Gago e os atacantes Bill e Davi. Apesar dos pesares, não acredito que mantenha o ritmo no longo campeonato nacional. Deve ficar na Sulamericana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário