sexta-feira, 10 de junho de 2011

Errar é humano, insistir no erro...


 "Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente essa será a maneira escolhida por alguém para executá-la" assim leciona a Lei de Murphy.
  O Grêmio testou dois esquemas nos treinamentos de hoje, o tradicional 4-4-2 e a invenção 4-4-1-1. A invenção tem como objetivo colocar novamente Gabriel na equipe. Desta vez no meio-campo, considerando que Mário Fernandes está tomando conta da ala direita. Renato acredita que Gabriel saiu lesionado quando estava bem na equipe e por isso, merece voltar, ao mesmo tempo que é injusto tirar da equipe quem está bem, que é o caso de Mário.
  O Grêmio já jogou no esquema 4-4-1-1 no Grenal de 01/05/2011 que definiu a Taça Farroupilha e terminou empatado em 1 a 1. Para quem não lembra como foi:
 Terra: Por sua vez, Renato Gaúcho promoveu um Grêmio mais fechado, com quatro volantes: Adilson, Fábio Rochemback, Vilson e Willian Magrão; e apenas Borges no ataque. [...] O gol do Internacional fez com que Renato Gaúcho promovesse ainda no primeiro tempo, aos 32min, a troca de Willian Magrão pelo meia-atacante Leandro.
 UOL: O Internacional, de fato, foi muito melhor na primeira etapa. Depois, no segundo tempo, Guiñazu foi expulso e o Grêmio cresceu. Mas Renato não admitiu ter escalado o time de forma equivocada. Ao invés disso, revelou que seus jogadores não seguiram suas ordens.
 ClicRBS: Renato, por sua vez, fez o que ninguém esperava: sacou Leandro do time e colocou Vilson. Retrancou a equipe, com três zagueiros frente Marcelo Grohe. Ao invés do especulado Neuton, começou Gilson. Fez errado.  
 Grêmioheróico: O Grêmio começou mal, com uma escalação estranha, iniciram o jogo: Marcelo, Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Vilson, Rochemback, Adilson, Willian Magrão e Douglas; Borges. O tricolor foi dominado em quase todo 1º tempo. 
  O esquema 4-4-1-1 não dá certo com as peças que temos. Outro bom motivo para duvidar da possível escalação é o fato de Gabriel já ter jogado no meio campo na partida de 15/04/2011 contra o Oriente Petrolero. O resultado foi uma derrota estrondosa: 3 a 0, um banho de bola e o início de uma crise. Para lembrar:
 Uol: Após a frustrante jornada diante dos bolivianos, o presidente voltou carga sobre o trabalho de Renato. "O que ele tentou fazer hoje (quinta-feira) não deu certo. Mudou demais, mexeu muito no time. Do jeito que está não conquista nada, eu já falei isso", reiterou. "Foi nossa pior atuação", acrescentou. As mexidas citadas por Odone são as entradas de Gabriel no meio-campo desde o início do jogo e Fernando quando Bruno Collaço se machucou aos 25 do primeiro tempo. A alegação de Renato Gaúcho para tais improvisações é a falta de opções no elenco, algo descartado pela direção.
 Terra: Já classificado, o time gaúcho apresentou um péssimo futebol e foi derrotado por 3 a 0 pelo Oriente Petrolero-BOL, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Com o revés, o time gaúcho se manteve na segunda posição do Grupo 2, atrás do Junior Barranquilla-COL, que empatou em casa com o León de Huánuco.
 ClicRBSAos cinco minutos e meio, Arce arrancou pela direita e fez o cruzamento. Fernández não tomou conhecimento da marcação de Rafael Marques e fuzilou Victor com uma cabeçada. O técnico Renato imediatamente chamou Vinícius Pacheco e Diego Clementino. Saíram Adilson e Mário Fernandes. Com isso, Gabriel, que estava perdido no meio, foi para a lateral-direita, seu lugar de origem.
 Grêmioheróico: A improvisação de Gabriel no lugar do ausente Douglas e a substituição inexplicável de Collaço, que lesionou-se no início da partida, por Fernando, foi a "contribuição" de Renato para o ocorrido.
  Portanto Gabriel não é meia. Não tem o cacoete. Deve se tomar uma decisão sobre quem será o lateral-direito e parar com as improvisações. Para amanhã o lateral-direito deve ser o Mário que nas últimas partidas foi bem melhor do que a média apresentada por Gabriel nessa temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário