Análise do elenco Tricolor por posição:
Goleiros: Marcelo Grohe, Busatto e Matheus - Trata-se de um elenco jovem para a posição de maior longevidade no futebol. Com idades entre 22 e 25 anos os goleiros tricolores tem a importante missão de passar tranquilidade aos demais setores. Grohe vem mostrando desde o ano passado que é um goleiro confiável. Os demais goleiros, caso haja a necessidade haverão de corresponder. Portanto: Goleiro só deverá vir se cair um negócio imperdível nas mãos de Koff.
Laterais Direitos: Pará, Edilson e Tony - Com a dispensa de Gabriel, estes foram os laterais que sobraram no elenco Tricolor.
O titular durante a maior parte do ano foi Pará. Pará parece ser um cara muito gente fina. Ele parece nunca estar desinteressado. Ele é muito vibrante e é um bom marcador, mas, caso o Santos dificulte a negociação, não deve permanecer. Pará só teve uma participação efetiva em um gol do Tricolor na temporada (cruzamento para o Moreno contra o São Paulo). É muito pouco. Quando Pará veio, tinha o rótulo de polivalente. De fato, atuou muitas vezes pela ala esquerda, mas de forma péssima. Desse jeito eu também sou polivalente, jogo em qualquer posição: mal, mas jogo.
Edilson foi o o maior assistente/cruzador entre os laterais. Também vai bem com a bola parada. Não vai tão bem quanto Pará na defesa. Só que jogou apenas em 22 partidas. É um jogador atrapalhado por lesões. Deve ficar.
Tony não foi bem durante a temporada. É um jogador veloz e de drible fácil. Chega muitas vezes ao fundo em condição de cruzar mas não termina bem. Na defesa parece sempre estar perdido e quando saí tocando a bola, assusta a defesa toda. Só deve ficar se for muito barato como 3º na posição, caso Pará não fique.
Portanto: Deve ficar Edilson e Pará ou Tony ou Tinga da base(melhor custo/benefício) e deve vir um novo lateral para ser titular.
Laterais Esquerdos: Fábio Aurélio, Anderson Pico e Alex Telles. Com a notícia da saída de Julio César, esta é uma das posições mais difíceis para firmar uma opinião. Fábio Aurélio não joga faz tempo, sempre atormentado por lesões. Alex Telles acabou de acertar com o Grêmio, vindo do Juventude. O único que jogou foi Anderson Pico. Pico parece com dificuldades de manter ritmo forte nos 90 minutos. Ainda assim, Pico vai ao ataque mais vezes que o Pará na direita e costuma ser tão eficiente quanto o colega na marcação. Portanto essa posição depende de muitos "se" para definirmos. Se o Pico manter o foco deve ficar. Se o Fábio Aurélio se recuperar e jogar o que se espera dele, não precisamos de laterais esquerdos. Portanto: Não precisa contratar, desde que Fábio se recupere e corresponda e Pico mantenha o foco.
Zagueiros: Werley, Naldo, Vilson, Saimon, Douglas Grolli e Pablo.
Werley mostrou que é um zagueiro confiável no decorrer da temporada. Além do mais, é o 4º maior goleador da equipe na temporada, portanto, é titular. Naldo cresceu muito também. Quando precisou substituir Gilberto ou Werley, sentimos pouca falta dos titulares, parece ser um substituto excelente, portanto também deve ficar, na condição de reserva.
Vilson é um bom jogador. Tem tido altos e baixos desde 2010 em virtude das lesões. É um jogador jovem, de 23 anos de idade e merece mais oportunidades. Saimon vêm entrando na equipe desde o ano passado. É outro jogador que passou por muitos altos e baixos. Em seu favor: é gremista, portanto, também deve continuar. Quanto a Douglas Grolli e Pablo, ambos tiveram oportunidades, o primeiro um pouco mais, e não passaram confiança. Ficaria com apenas um deles, como última opção para reposição, preferencialmente Grolli.
Portanto: Precisamos de um titular ao lado de Werley. Naldo e Vilson são reservas confiáveis. Saimon e Grolli seriam a 3ª dupla.
Volantes: Fernando, Souza, Léo Gago e Felipe Guedes - Posição precisa de reforços, com certeza. Fernando é titular, sem dúvidas. Apesar de ter atingido o ápice no meio da temporada e depois ter sofrido uma queda no rendimento, ainda assim é um dos melhores volantes do país. Quanto à Souza, torcemos para que o Grêmio chegue a um acerto com o Porto. É um excelente marcador, tem qualidade no ataque e ainda é importante no jogo aéreo.
Léo Gago não é um reserva à altura de Fernando e Souza. Os números mostram que teve mais participação em gols do que os outros volantes, mas também há de se considerar que jogava mais solto e tentava muito, mesmo quando não deveria tentar, com seus chutes de fora da área. Se ele ficar no 3º time, talvez o custo/benefício não seja favorável. Portanto, não deve ficar. Felipe Guedes jogou muito pouco. Quando jogou não vi nada que o desabone, portanto pode ficar no 3º time.
Portanto: Léo Gago deve ser negociado. Fernando e Souza são titulares. Precisamos de dois volantes em nível próximo dos titulares, talvez Misael seja um deles. Felipe Guedes pode ficar no 3º time, ao lado de Vilson, que também pode atuar como volante.
Meias: Elano, Zé Roberto, Marquinhos, Marco Antônio, Rondinelly, Felipe Nunes e Vangler - A posição tem muitos atletas, mas como uma peculiaridade: Marquinhos e Elano com 31 anos e Zé Roberto com 38 anos formam o grupo dos veteranos com qualidade. Felipe Nunes, 22, Rondinelly, 21 e Vangler, 20 representam os jovens dribladores sem muita experiência. Marco Antônio é o único com idade intermediária 28 anos, mas não possui a qualidade dos primeiros ou a habilidade dos últimos.
Elano é o mais definidor entre todos. Tem a incrível média de 0,566 participações em gols por jogo. Mas cansa muito e desaparece. Zé Roberto, o mais velho, é incansável. Corre o jogo todo e é um jogador que costuma verticalizar, mas não possui a mesma importância nos gols e toques finais do que Elano. Portanto, precisamos de um meia em condições de titularidade para atuar ao lado de Elano, e na ausência deste, ao lado de Zé.
Marquinhos é um excelente reserva. Não parece estar incomodado com o banco e participou em 15 gols na temporada, boa média para um jogador de 2º tempo. Marco Antônio foi titular por grande parte da temporada e não agradou. Quando entrou no 2º semestre teve altos e baixos, mas não deveria ficar.
Felipe Nunes e Rondinelly tiveram oportunidades, mas não pareceram vingar. Gostaria de assistir um pouco mais do primeiro. Vangler foi bem na Copa do Brasil sub20 e deve ficar.
Portanto: Devemos contratar um meia titular para atuar ao lado de Elano ou Zé Roberto, a menos que o Vangler mostre que pode ser aproveitado para a função, o que não parece ser uma realidade atualmente. Marquinhos deve ficar na reserva. Felipe Nunes deve ficar e ser testado.
Atacantes: Marcelo Moreno, Kléber, André Lima, Leandro e Bertoglio - Outra posição complexa para opinar. Parece que todos os atacantes dão para o gasto, com altos e baixo. Mas para um time que precisa ser campeão, dar para o gasto é pouco.
Marcelo Moreno foi o artilheiro na temporada. Teve um lesão no ombro quando estava no ápice e depois alternou bons e maus momentos. Kléber começou muito bem no regional, mas lesionou-se contra o Cruzeirinho e até o final da temporada não conseguiu recuperar seu futebol. André Lima parecia que ia embora mas ficou, e foi importante no final do ano. Leandro marcou alguns gols, mas perdeu outros tantos. Quando tem a bola nos pés, se atrapalha demais. Bertoglio tem a maior média de participação em gols por jogo no time, 0,6 por partida. O jogador conseguiu renovar seu empréstimo e de xodó-promessa passou ao esquecimento com problemas de falta de condição física. É o único em condições de imprimir jogadas individuais, tendo marcado dois gols assim.
Outro fator é o alto custo do setor. Precisa de coragem para cogitar Kléber e Marcelo Moreno em um banco, considerando o investimento feito neles e o seu custo atual.
Portanto: Contrataria um atacante habilidoso de velocidade em condições de titularidade. Moreno seria o centroavante titular no início da temporada. André Lima e Kléber ficariam na reserva no início. Leandro deveria ser emprestado e Bertoglio deve ficar se tiver condições de atuar. Yuri Mamute pode ser o último atacante.
Escalação de time e banco na Libertadores e Copa do Brasil 2013:
1 - Grohe
2 - ???
3 - Werley
4 - ???
6 - Fábio Aurélio (recuperado)
5 - Fernando
8 - Souza
10 - Elano
11 - ???
7 - ???
9 - Marcelo Moreno
Banco: Busatto, Edilson (Pico), Naldo, Misael, Zé Roberto, Kléber e André Lima (Bertoglio).
Escalação do time e banco para o campeonato gaúcho:
1 - Busatto
2 - Edilson
3 - Naldo
4 - Vilson
6 - Anderson Pico
5 - Misael
8 - ???
10 - Marquinhos (Vangler)
11 - Zé Roberto
7 - Kleber (Bertoglio)
9 - André Lima
Banco: Matheus, Tinga (Alex Telles), Saimon (Grolli), Felipe Guedes, Felipe Nunes, Bertoglio e Yuri Mamute.
Enfim: Se o clube abrir os cofres deve trazer em ordem de prioridade: 1 - meia de habilidade e definidor, 2 - atacante driblador, 3 - zagueiro cascudo, 4 - lateral direito que domine os fundamentos e 5 - Volante para o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário