A revista Placar, avaliou os jogadores que disputaram o brasileiro, nesse link. Os gremistas foram assim:
Marcelo Grohe - 5º colocado entre os goleiros. Só perde para os cariocas. Não parece justo, considerando que Botafogo (50 gols sofridos), Flamengo (46 gols sofridos) e Vasco (44 gols sofridos) tem a defesa muito mais vazada que a do Grêmio (33 gols sofridos). No entanto, nosso arqueiro ficou à frente do ex-goleiro Victor (6º), do multicampeão Ceni (7º), e do nosso novo goleiro Dida (8º).
Pará - 13º colocado entre os laterais direito. Outra injustiça. Pará é integrante de uma das melhores defesas da competição e é o jogador da posição que mais disputou partidas no campeonato (34 jogos). Entre os critérios, certamente a falta de assistências foi o grande motivador dessa fraca colocação.
Gilberto Silva - 5º colocado entre os zagueiros. Posição justa. Ficou atrás dos bons zagueiros do Galo Réver e Leonardo e dos zagueiros do campeão brasileiro, que divide o título de melhor defesa com o Tricolor.
Werley - 12º colocado entre os zagueiros. O jogador que chegou desacreditado acabou o ano como unanimidade. Werley foi sólido na defesa e ajudou a equipe no ataque nesse ano também com 9 gols (4º maior artilheiro em 2012). Merecia posição melhor. Ficou atrás do zagueiro Henrique do rebaixado Palmeiras, Dedé que foi muito bem no ano passado mas discreto esse ano e Paulo Miranda, contestado no SPFC.
Anderson Pico - 2º colocado entre os laterais esquerdo. Essa até me surpreendeu.
Souza - 9º colocado entre os volantes. Boa posição, mas merecia mais, especialmente porque ficou atrás dos reservas do Corinthians Edenílson e Guilherme.
Fernando - 11º colocado entre os volantes. Idem ao anterior, adicionando o fato de ter ficado atrás também do volante Marcos Assunção, recentemente dispensado pelo rebaixado Palmeiras.
Zé Roberto - 2º colocado entre os meias. Único na equipe do campeonato. Excelente posição conquistada pelo incansável veterano.
Elano - 9º colocado entre os meias. Boa posição. É um atleta decisivo e diferenciado. Um pouco mais de movimentação e teria ficado no pódio.
Kleber - 20º colocado entre os atacantes. De fato esse não foi um setor de destaque do Tricolor. A posição é adequada para o atleta que voltou de lesão e não teve muita regularidade.
Marcelo Moreno - 29º colocado entre os atacantes. Outro jogador que sofreu pela irregularidade. Ainda assim, merecia melhor sorte, visto que ficou atrás inclusive do reserva Leandro.
Outros jogadores:
Naldo - 18º entre os zagueiros.
Leandro - 27º entre os atacantes.
Marquinhos - 30º entre os meias.
Marco Antônio - 36º entre os meias.
André Lima - 37º entre os atacantes.
Vilson - 40º entre os zagueiros.
Léo Gago - 46º entre os volantes.
No ranking geral - Bola de Ouro:
4º - Zé Roberto - Seleção do Campeonato.
21º - Marcelo Grohe
27º - Elano
42º - Gilberto Silva
60º - Souza
71º - Fernando
77º - Anderson Pico
92º - Werley
104º - Kléber
120º - Naldo
134º - Leandro
146º - Marcelo Moreno
155º - Marquinhos
156º - Pará
185º - André Lima
186º - Marco Antônio
200º - Léo Gago
242º - Vilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário